Pode-se utilizar a corrida de orientação também conhecida como desporto da natureza, como
ferramenta motivadora, também em outros campos do conhecimento como no
aprendizado da latitude, longitude, leitura cartográfica, regras de conservação
do meio ambiente, ângulos, cálculos, endurance, força, velocidade, escalas,
vegetação, características do relevo, etc. A corrida de orientação, por tratar
de questões como meio ambiente, saúde e possivelmente outros temas, propicia
dentro da escola a transversalidade, que conforme discutida é a lida com temas
relacionados ao tema central, abrangendo uma realidade maior que o simples
conceito tratado.
Piaget salienta a
capacidade e necessidade de cada pessoa ser a construtora do seu próprio
processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual se estrutura numa relação
direta com o meio, interagindo com os objetos, os acontecimentos e as pessoas,
ao longo do tempo. Na corrida de orientação, cada aluno entra em contato com o
conhecimento vivo, num meio real e a possibilidade de interação com outros
alunos, com objetos e com o meio é total.
É
ele, o aluno, quem toma as decisões durante o jogo, fazendo uso consciente dos
objetos, do seu corpo e de suas capacidades, administrando seus próprios
recursos para atingir seu próprio objetivo, que pode ser vencer a disputa em primeiro
lugar, ou obter o prazer de descobrir todos os prismas com somente
interpretação do mapa e uso da bússola, tendo para isto feito uso de todos os
recursos de que dispor como condicionamento físico, domínio das características
do relevo e da vegetação, etc.
Alguns
alunos em sala de aula podem não ser completamente atendidos, e com isso
ficando alguns alunos à margem do aprendizado. Neste esporte, o conhecimento é
tratado nas mais diferentes formas auditivas, visuais ou
cinestésicas. Os diferentes prismas pelos quais são observados os conteúdos
permitem melhor e mais efetiva apreensão.
Por
fim, a corrida de orientação permite sua utilização no contexto do jogo ou do esporte,
mesmo em contexto de recreação, competitivo ou pedagógico. Mas, sua principal
característica é a possibilidade de alunos de diferentes níveis escolares ou
mesmo de características físicas diferentes interagirem no mesmo instante por
estarem envolvidos não só atributos físicos ou só cognitivos. Desta forma, fica
clara a importância da corrida de orientação como atividade lúdico-desportiva
contribuindo pedagogicamente para o processo de ensino-aprendizagem.


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